Institucional

Honda South América

É no Brasil, na cidade de Sumaré-SP, que está localizada a atual sede da Honda South America, responsável pelo desenvolvimento das operações na América do Sul. A atuação da marca abrange a produção, importação e a comercialização de motocicletas, automóveis, quadriciclos e produtos de força. Navegue pelo mapa ao lado para saber mais informações sobre as operações da Honda no Brasil, na Argentina, no Chile e no Peru.

Brasil

Há 45 anos presente no Brasil, a Honda atua com produção de motocicletas, automóveis e produtos de força, sempre com foco na qualidade, além de compromisso ambiental e social. Saiba mais sobre as nossas operações brasileiras a seguir.

> Clique aqui e confira a cronologia da Honda no Brasil

 

Nossas Operações

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 21 milhões de motos, além de quadriciclos e motores estacionários.

Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, hoje a maior administradora de consórcios do Brasil, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda.

Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados. Em 1997, a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP), de onde já saíram mais de 1,6 milhão de veículos. Durante esses anos a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por mais de 1200 endereços. Tudo isso para oferecer aos clientes uma excelente experiência com a marca.

Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa.

Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. E a segunda planta de automóveis da marca foi construída na cidade de Itirapina (SP), porque muito mais está por vir. A empresa reitera seu compromisso de longo prazo com o Brasil e seguirá empenhada em contribuir cada vez mais com a vida e a mobilidade dos brasileiros!

Moto Honda da Amazônia

Hoje, a Moto Honda da Amazônia posiciona-se como líder absoluta no segmento de motocicletas no Brasil, com mais de 80% de market share, e já acumula mais de 21 milhões de unidades produzidas no País.

Nas instalações de sua grandiosa fábrica em Manaus (maior unidade de produção de motos Honda no mundo), acontece um complexo processo produtivo em que são desenvolvidos desde moldes e ferramentas de produção até os principais componentes de uma motocicleta como escapamento, rodas, guidões e peças para chassis, entre outros.

Além de uma vasta gama de motocicletas de 110 a 1000cc, na unidade, localizada em um terreno de 727 mil m2 e 263 mil m2 de área construída e que conta com mais de 6 mil colaboradores, também são produzidos quadriciclos e motores estacionários.

Honda Automóveis do Brasil - Sumaré-SP

Localizada em um terreno de 1,7 milhão de m², a fábrica da Honda Automóveis conta com 296mil m² de área construída onde são realizados os processos de estamparia, hemming, solda, pintura, montagem de motores e transmissão mecânica, pintura e injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final.

A planta ainda concentra a unidade Power Train, responsável pela fabricação de motores e transmissões e que possui dois dos principais processos, fundição e usinagem.Nos últimos quatro anos, a unidade recebeu novos investimentos para aumentar ainda mais a produtividade e a eficiência dos processos. Entre as principais mudanças estão os preparativos para que a planta pudesse receber o seu quarto modelo nacional, o HR-V, o que inclui ferramental exclusivo, implementação de uma nova linha de prensas, novos robôs de estamparia e solda, além da automação de processos de transporte de partes da carroceria na linha e da montagem da suspensão.

Honda Automóveis do Brasil – Itirapina – SP

A cidade de Itirapina, interior de São Paulo, foi escolhida para abrigar a segunda fábrica de automóveis da marca no País. A unidade irá dobrar a capacidade produtiva da empresa para 240 mil unidades por ano.